Ter o próprio site e não ser visto nas primeiras posições do Google nas palavras-chave interessantes ao seu negócio é como ostentar aquele carrão na garagem, mas não conseguir ir mais longe do que o mercadinho da esquina. Um site passa a ser realmente útil quando pode ser facilmente encontrado pelo maior buscador do mundo e oferecer conteúdo de boa qualidade aos seus usuários.
O caminho para fazer o Google gostar da sua empresa é trabalhoso, mas quando se acha o ponto certo a ser explorado os resultados vêm de maneira meteórica e consistente. A partir dessas cinco dicas listadas abaixo, sua empresa poderá dar passos importantes para ser vista, compreendida e, consequentemente, gerar negócios importantes por meio da internet.
Ter um blog com conteúdo exclusivo
Hoje o Google tem mais de 200 referências para determinar o rankeamento e uma das principais delas é verificar se outros sites direcionam links para a sua página, de forma que ela passe a ser vista como referência no assunto que se propõe a abordar. Isso só é possível se você tiver conteúdo exclusivo e de boa qualidade dentro do seu site. Se a sua empresa vende suportes de TV, por exemplo, você pode criar um blog dentro do site dando dicas de instalação, como aproveitar da melhor maneira possível aquele produto e sanar todas as dúvidas dos seus clientes. Não adianta simplesmente copiar e colar de outras páginas, pois o Google reconhece automaticamente quem publicou primeiro e dá preferência a este autor. É importante ressaltar que um bom artigo deve ter no mínimo 500 palavras.
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Informar bem o cliente
Dia desses um colega meu estava procurando por papel de parede para seu escritório e, ao buscar na internet, encontrou várias lojas, mas nenhuma que informasse claramente se comercializava o produto nas especificações necessitadas por ele. Ou seja, de nada adianta ter o site e não explorá-lo de maneira a informar ao cliente todas as ferramentas que a sua empresa dispõe para ajudá-lo. É imprescindível também colocar o telefone e o endereço da empresa num local facilmente de ser visto pelo usuário.
Usar os Links Patrocinados
Com tudo funcionando redondinho, é hora de investir em divulgação e em ações capazes de fazê-lo ser visto no topo do Google. A maneira mais simples de fazer isso, sem que seja preciso dispender grandes recursos financeiros, é utilizar os Links Patrocinados. Você escolhe palavras-chave específicas, informa o quanto quer gastar e seu website aparece no topo do Google para buscas relacionadas aos assuntos que quer abordar.
Cadastrar-se no Google Meu Negócio
Uma ferramenta simples e que dá muito resultado, porém ignorada por grande parte das lojas físicas é o Google Meu Negócio. Se você tem um restaurante, por exemplo, e alguém busque por refeições nas proximidades do bairro onde o empreendimento está instalado, são grandes as chances de as informações sobre o seu restaurante aparecerem no topo do Google, independentemente de se ter um site. E sem gastar absolutamente nada. Veja nosso passo a passo de como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio
Ser visto nos dispositivos móveis
Há algum tempo, os algoritmos do Google passaram a dar preferência a sites que se adaptam a várias plataformas nas buscas feitas por dispositivos móveis, também conhecidos como sites responsivos. Se o site de sua empresa não tem uma versão voltada para celulares e tablets, fatalmente está perdendo dinheiro, tendo em vista que quase 40 milhões de brasileiros acessam a internet por estes aparelhos.
Enfim, são dicas simples, mas que se aplicadas corretamente farão uma enorme diferença na forma de sua empresa se comunicar com o mercado. Os resultados virão como num passe de mágica.