10 dicas de marketing de conteúdo para aumentar as vendas

10 dicas de marketing de conteúdo para aumentar as vendas
O marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta para estabelecer e manter uma marca no mercado, tanto é que cada vez mais empresas vêm apostando nesse conceito. Mas esse não é o único motivo que explica seu crescimento.
A estratégia também contribui — e muito! — para impulsionar as vendas de uma empresa. Isso porque, diferentemente do marketing tradicional, que “empurra” produtos e serviços ao consumidor, o marketing de conteúdo educa o mercado e o público.
Ele guia o lead naturalmente pelo funil de vendas e o prepara para a compra. Ao apresentar materiais que respondem às dúvidas do público e solucionam suas dores, ele aproxima o consumidor da marca e o cativa. Ok, você já deve ter entendido a importância do marketing de conteúdo, mas quais são as estratégias mais efetivas para aumentar suas vendas? Vamos ajudar com 10 dicas. 

1. Crie conteúdos para todas as etapas do funil de vendas
Cada fase do funil de vendas está alinhada a uma etapa da jornada de compra do consumidor e precisa ser trabalhada, portanto, de maneira distinta. Um bom funil de vendas traz mais resultados ao apresentar o produto certo para o cliente certo.
Saiba quais perguntas o visitante, lead ou prospect se faz em cada fase do funil e tenha conteúdo relevante para todas elas. A dica é para repartir — não necessariamente em proporções iguais — 80% do seu conteúdo entre topo e meio de funil e deixar os 20% restantes para o fundo.

2. Invista em SEO
Quem está começando a investir em estratégias de marketing de conteúdo precisa ter em mente que o investimento em SEO é importante. Para quem não sabe, SEO vem de Search Engine Optimization e é o processo de otimização de sites para os mecanismos de busca.
As técnicas de SEO são várias, mas entre elas estão usar as palavras-chave correta, escolher títulos e intertítulos adequados, ter precisão em escaneabilidade, etc.
Há ferramentas gratuitas, como o Google Keyword planner e o SemRush (a versão gratuita tem limitações) que trazem insights dos termos mais pesquisados para o seu segmento e o seu público.

3. Aposte em conteúdos evergreen
Os conteúdos evergreen são aqueles considerados atemporais. Ou seja, que não perdem o sentido nem o contexto se lidos depois de algum tempo.
É importante que haja conteúdos factuais, mas os evergreen trazem mais retorno sobre o investimento, uma vez que continuam dando resultado após meses. Apenas não se esqueça de fazer atualizações se houver necessidade.

4. Segmente seu público
Já falamos várias e várias vezes da importância em conhecer sua persona. Se a tarefa de casa tiver sido bem feita, é possível segmentar conteúdos. Isso ajuda a educar e engajar ainda mais seus clientes, porque é como se você estivesse falando diretamente com ele, ouvindo suas dores e levando soluções práticas para a realidade dele.

5. Promova seu conteúdo
Criar materiais ricos é fundamental, mas nem sempre basta para atingir seu público. Por isso é tão importante usar técnicas de ranqueamento em mecanismos de busca.
O que também ajuda é a promoção de conteúdo nos mais diversos canais. Compartilhe seu material por e-mail, WhatsApp, site, redes sociais...

6. Diversifique o formato
Manuais, whitepapers, tutoriais, checklists e posts são extremamente úteis para que seu consumidor entenda o que sua empresa faz ou o que você oferece.
Já conteúdos mais visuais como vídeos e infográficos contribuem para o rápido aprendizado. Os podcasts também são tendência e têm ganhado destaque. 
Quanto mais diversificar o formato do seu conteúdo, mais chances tem de o seu público absorver aquilo que quer passar.
Talvez você esteja pensando que pode ser muito trabalhoso lidar com tanta variedade de conteúdo. Então leia o tópico a seguir.

7. Faça “reciclagem”
Sim, isso mesmo! Você não precisa ter um conteúdo diferente para cada formato. Um post antigo pode se transformar em um infográfico ou em um vídeo didático; um e-book pode ser exibido em formato de podcast e assim por diante. Dica: a “reciclagem” deve acontecer somente quando há grande variedade de conteúdo.

8. Envie e-mails
Engana-se quem pensa que o tempo dos e-mails se foi. Muito pelo contrário: checar e-mails ainda faz parte da rotina da maioria das pessoas, o que torna os e-mails marketing excelentes armas de conversão quando o texto é atraente e persuasivo
Leve até seu cliente aquilo que ele não está conseguindo encontrar com facilidade.

9. Insira botões
A tecnologia e a internet facilitam muito o processo de levar conteúdo para o maior número de pessoas possível, principalmente com o uso de botões. Eles são atrativos para que o seu contato interaja de forma mais dinâmica com sua marca. 
Vale lembrar que sua mensagem não precisa ter apenas um botão ou link que levem para o mesmo destino. 

10. Acompanhe as métricas
Por mais relevante que seja o conteúdo produzido, nem sempre é possível saber o que mais — ou menos — funciona. As respostas muitas vezes estão no relatório do analytics.
Então a dica é sempre estar atento para ver quais assuntos das postagens são os mais populares e o que vem dando mais resultado. Assim é possível manter ou alterar sua estratégia.

Gostaram das dicas? Aposte no marketing de conteúdo para treinar, educar, fidelizar seus clientes e, claro, alavancar suas vendas. Produza conteúdo com qualidade e agregue cada vez mais valor à sua marca.
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