12 estratégias valiosas para atrair clientes

12 estratégias valiosas para atrair clientes
A verdade é uma só: todo mundo quer atrair clientes para ser bem-sucedido e se tiver uma fórmula mágica para isso, melhor. A má notícia é que essa receita não existe. 
Não há um planejamento pronto que possa ser executado por todo tipo de negócio e garanta resultados iguais a todos eles. Pior, há quem tenha um nicho de mercado bem detalhado, uma persona bem definida e ainda assim amargue maus resultados.
Isso significa que a pessoa fez algo de errado? Nem sempre. O problema está no que a pessoa deixou de fazer. Por mais que não haja uma fórmula pronta para atrair clientes, há estratégias valiosas — e de baixo custo! — que podem gerar ótimos resultados. Vale a pena aderir a todas elas ou começar aos poucos. Veja quais são elas.

1. Conheça seu público-alvo
Essa é a lição número 1 em qualquer estratégia de marketing: quem é seu cliente? Quais são os hábitos de consumo dele? O que o atrai? Quais são suas dores, necessidades, comportamentos, particularidades?
Para trazer clientes até você, é preciso falar a mesma língua que eles falam.

2. Tenha um atendimento excelente
Uma pesquisa realizada pela MindMiners e a NeoAssist aponta que 92% dos clientes concordaram que um bom atendimento é crucial na hora de escolher entre uma ou outra marca e 87% afirmaram ter simplesmente abandonado uma marca por causa de um atendimento ruim.
Para garantir a satisfação dos clientes, invista em treinamento e capacitação para que sua equipe esteja bem preparada. Vale lembrar que um bom atendimento não é aquele que fica restrito ao ato da compra, mas na prospecção do cliente e no pós-compra também

3. Invista em um blog
Se você tem aquela impressão de que um blog é uma espécie de diário online em que as pessoas relatam suas vidas e impressões pessoais, está muito enganado. Hoje toda empresa PRECISA ter um blog: não importa o tipo de negócio nem o tamanho. Vamos explicar por que.
O blog é a porta de entrada para que os consumidores conheçam os detalhes da sua empresa e consumam conteúdo de qualidade. Com o marketing de conteúdo você irá educar, treinar, fidelizar seus clientes e, claro, alavancar suas vendas.
Um blog gera autoridade, atrai leads qualificados e sinaliza que sua marca tem relevância no mercado em que atua.

4. Esteja nas redes sociais
Se os consumidores adoram as redes sociais e consomem todo o conteúdo que é disponibilizado nelas, você tem que estar lá. Como cada rede social tem sua particularidade, veja em qual (ou quais) você deve investir.
Pelas redes sociais você pode vender produtos de forma direta, impulsionar sua estratégia de conteúdo, conquistar leads para o seu departamento de vendas e segmentar sua rede, ou seja, escolher que tipo de público terá contato com sua mensagem. 

5. Invista no marketing de afiliados
Por meio do marketing de afiliados, qualquer empresa pode oferecer comissão para que outros promovam e vendam seus produtos. Terceirizar parte do processo de promoção de venda pode ser bastante vantajoso.  

6. Tenha uma lista de e-mails
O e-mail marketing é um meio de comunicação que não sofreu muitas mudanças ao longo do tempo, continua dando resultado e é um canal muito poderoso para engajar sua audiência. Por isso, é essencial ter uma lista de e-mails.

7. Faça anúncios na internet
Os links patrocinados podem ser realizados tanto em sites de busca, como o Google, quanto nas principais redes sociais e são extremamente eficazes para que o seu anúncio chegue na pessoa certa: aquela que realmente tem interesse em adquirir seu produto.

8. Aposte em promoções
Todo cliente gosta de ser surpreendido, então sempre vale a pena apostar em promoções. Avalie como a oferta pode impactar seu negócio a fim de que não atrapalhe na lucratividade de sua campanha e faça com que a informação sobre a promoção se espalhe para o maior número de clientes — especialmente os que nunca compraram da sua empresa.

9.  Tenha um site
Um site profissional garante credibilidade à empresa e abre margem para mais negócios. Mas é importante que o site seja muito bem feito e conte com estratégias de marketing e vendas.
Entre elas estão: levar em consideração a experiência do usuário; apostar em SEO para facilitar que seu site seja encontrado nos mecanismos de busca; ter um conteúdo atraente e relevante.

10. Faça parcerias
Parcerias e indicações são sempre bem-vindas para alavancar os negócios. Empresas que possuem o mesmo público que você — e não são concorrentes — podem ajudar a impulsionar seus produtos por meio de campanhas unificadas. E vice-versa.

11. Associe-se a um influenciador
Um influenciador digital tem grande potencial de atrair clientes. Como eles criam conteúdo e se expressam com irreverência e autenticidade, conquistam uma legião de seguidores que passam a confiar em suas sugestões.
Por isso, a bola da vez agora é a parceria com influenciadores digitais, no chamado influencer marketing. 

12. Participe de eventos
Marcar presença em diversos eventos é ótimo para criar um networking de qualidade. Para saber qual é o melhor evento, vale a pena fazer uma pesquisa e ver quais se adequam ao perfil do seu público.

Todos esses métodos são eficazes para atrair clientes, mas é o nicho de mercado e as particularidades da sua empresa que irão ditar aquilo que funciona melhor — ou não. Boa sorte em sua estratégia! 
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