Você sabia que o Brasil tem hoje o segundo maior mercado de produtos pet do mundo? Pela primeira vez está acima do Reino Unido no ranking, perdendo apenas para os Estados Unidos.
O Brasil tem 6,4% de participação global, segundo levantamento da Euromonitor Internacional. São mais de 140 milhões de animais de estimação em um mercado que movimenta aproximadamente R$ 35 bilhões ao ano.
Esses números chegaram a esse patamar em 2020 por causa da pandemia da Covid-19: o isolamento social fez com que as pessoas ficassem em casa, resultando em mais tempo para os pets e no aumento de adoções.
Isso significa que o mercado pet não sentiu a crise econômica da pandemia, o que é positivo para os médicos veterinários. Mas não podemos negar que há muitos profissionais hoje no segmento.
Então como se destacar em meio à competição em um cenário extremamente favorável? É isso o que você vai ver neste artigo.
Médico veterinário: invista no seu conhecimento
Antes de mais nada, é importante que o médico veterinário seja um ótimo profissional. Ame o que faz, desenvolva a capacidade de manter equilíbrio mesmo em situações de estresse, seja didático e trate os tutores com empatia.
Que esteja sempre disposto a sanar todas as dúvidas e não tenha receio de buscar por orientações de outros profissionais se houver necessidade.
Escolher uma área de atuação para ser mais que um profissional generalista e continuar estudando — SEMPRE! – é fundamental. A medicina veterinária tem desenvolvimento científico constante e, por isso, é preciso ter mente aberta para novos conhecimentos.
A dica é: invista em cursos, treinamentos e workshops, acompanhe as pesquisas do setor e leve todo esse arsenal adquirido para a sua rotina enquanto médico veterinário.
Estratégias de marketing digital PRECISAM ser usadas
Em um mercado competitivo, não há que se negar: SER o melhor nem sempre é suficiente. Você precisa MOSTRAR que é o melhor. Por isso é tão importante usar estratégias de marketing.
Para se colocar como autoridade em sua área de atuação, conquistar e fidelizar clientes, promover sua clínica veterinária ou seus serviços, se tornar conhecido em sua cidade ou região — até mesmo Estado ou País — você pode apostar em várias estratégias.
Entre elas estão:
- Fazer anúncios, cartão de visitas, folders
- Criar programas de fidelidade
- Promover mini eventos
- Usar o calendário sazonal nas redes sociais
- Disparar e-mail marketing
- Ter um blog
Todas elas funcionam e contribuem para se tornar autoridade e divulgar seus serviços, mas o grande diferencial está na união de duas palavras: marketing de conteúdo e rede social.
É a hora de disseminar conteúdo e aparecer
Estar presente nas redes sociais é obrigatório para qualquer profissional e o marketing de conteúdo é hoje uma das melhores maneiras de chamar a atenção do seu público-alvo e, assim, se destacar dos seus concorrentes.
Então a nossa dica é para criar uma conta no Instagram — a rede social de maior crescimento, restrita apenas a vídeos e imagens — e começar a criar conteúdo para o mercado pet.
Você não precisa de artes super profissionais, nem esperar um insight para começar. Apenas comece. Se ainda não estiver à vontade para fazer vídeos e publicar imagens, aposte nos stories. Afinal, em 24 horas eles irão sumir. Confira nossas dicas para se posicionar neste mercado:
1) Mostre os bastidores do seu dia a dia, fale sobre patologias que mais afetam cães e gatos, sobre tipos de alimentação, cuidados especiais, rotina de um médico veterinário, entre outros assuntos.
2) Você tem que ser profissional, mas isso não significa que seu perfil na rede social precisa ser apenas profissional. Muito pelo contrário. As pessoas gostam de “entrar na casa” do anfitrião, conhecer seu dia a dia. Quanto mais próximo você for do seu público-alvo, maiores são as chances de aumentar sua audiência.
3) Mas isso não significa que você precise postar absolutamente tudo do seu dia a dia. É você quem controla seus filtros sociais. Se tiver um pet em casa, faça imagens da rotina dele, alimentação, brincadeiras, etc. Você também pode mostrar seus compromissos profissionais e tempo dedicado aos estudos. Esteja atento às regras do Conselho Regional de Medicina Veterinária, como não utilizar fotos de pacientes para demonstrar o sucesso do tratamento ou procedimento e não fazer propaganda enganosa.
4) Uma pergunta bastante comum para quem quer fazer marketing de conteúdo no Instagram é se precisa aparecer em vídeos. A resposta é “não”, você pode atuar somente nos bastidores. Mas lembra o que falamos sobre se aproximar do público-alvo? Então nossa recomendação é para perder a timidez e se expor. Quanto mais conteúdo fizer, mais isso se tornará natural.
5) Interaja com seus seguidores, crie meios de aumentar seu engajamento. O que tem tido muito efeito são as caixinhas de perguntas nos stories. Compartilhe e responda uma a uma, sempre com atenção às regras gramaticais e ortográficas e às regras do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
6) Use e abuse das ferramentas que o Instagram possibilita: faça lives, use hashtags, tenha constância no feed, estude TUDO sobre a rede social.
7) Falando em constância, essa é a palavra-chave do sucesso. O engajamento não vem de uma hora para a outra, então não desista. Produza conteúdo para o feed e os stories sem pensar em audiência e vá lapidando a sua rede. Tenha constância, o que significa ao menos uma imagem no feed a cada 4 dias e stories sequenciais todos os dias.
8) Por último, invista em infoprodutos. Se você é bom naquilo que faz, ama a medicina veterinária e que agregar na carreira de demais profissionais, pense em produzir cursos, mentorias, e-books, white papers. Use as redes sociais para alavancar sua carreira enquanto profissional.
O caminho nem sempre parece simples, mas pode ter certeza que não há concorrência para os bons profissionais dispostos a investir em si mesmos.