Palavras-chave: o que são e como definir as melhores para o seu negócio

Palavras-chave: o que são e como definir as melhores para o seu negócio
Antes de começar este artigo, digite no Google “o que é palavra-chave” e verá que aparecem 200 resultados distribuídos em 10 páginas. Esses são apenas os mais relevantes, porque outras entradas semelhantes foram ocultadas pelo buscador – na verdade, são mais de 400 resultados.

Isso irá acontecer para qualquer busca que fizer. A pergunta que fica é: em qual resultado irá clicar, naquele que aparece entre os primeiros ou em um texto interessante que está na 18ª página?

Podemos apostar que é na primeira opção, o que justifica o fato de todo mundo querer estar entre os primeiros lugares do Google. Mas, como fazer isso?

A resposta está justamente no termo que pesquisou: palavras-chave. Vamos explicar melhor neste post, acompanhe!

O que são as palavras-chave?

Tudo aquilo que o usuário escreve no buscador para obter algum tipo de resposta ou solucionar um problema é a palavra-chave. 

De maneira resumida: são termos compostos por uma ou mais palavras que resumem do que se trata o conteúdo a ser buscado e pelos quais é possível encontrar um texto no Google.

Lembrando que são feitas mais de 100 bilhões de pesquisas por dia no Google, saber usar as palavras-chave é fundamental para que sua empresa apareça mais facilmente para seu público-alvo — e, desta forma, consiga resolver o problema dele.

Se você conseguir usar as palavras-chave com maestria, certamente terá mais chances de aparecer no primeiro lugar das pesquisas, irá gerar mais tráfego em seu blog e/ou site e, consequentemente, terá mais chances de efetuar vendas.

Como escolher as palavras-chave certas

Antes de mais nada, é importante saber que as palavras-chave devem ser de qualidade para você conseguir atender seu público da melhor forma. Não ache que é perda de tempo fazer pesquisa das palavras-chave mais relevantes, porque são elas que irão trazer ótimo retorno para sua empresa.

Nessa pesquisa, você deve selecionar as que estiverem de acordo com o seu negócio e nicho de mercado e entender a jornada de compra do seu cliente.

Isso porque, para definir uma boa palavra-chave, você deve ter bastante elemento a fim de identificar quais são as dores, dúvidas e interesses que seu cliente tem nessa jornada e que farão com que ele vá até o Google buscar por respostas e soluções.

Há alguns aspectos que devem ser analisados para escolher as palavras-chave:

  • Volume de busca: 
Há tópicos que são mais buscados que outros em cada nicho de mercado. Essas palavras-chave com alto volume de busca dão boa oportunidade de atrair mais tráfego e visitantes. Há ferramentas em que você pode pesquisar o volume de busca de uma palavra-chave, ou seja, a quantidade de vezes que ela foi pesquisada no Google.

  • Dificuldade de ranqueamento da palavra-chave: 
Há termos que são mais difíceis de conseguir uma boa posição nos resultados do Google. Um dos motivos que leva a isso é justamente a grande concorrência e o alto volume de busca, o que significa que você deve levar em consideração o volume de busca, mas não negligenciar o fato de que pode ter dificuldade para ranquear essa palavra-chave. 

  • CPC (Custo por Clique):
Custo por Clique é o valor cobrado por cada clique em seu anúncio, o que significa que ele irá indicar quanto você terá que desembolsar para cada clique no anúncio que tenha a palavra-chave. 

O recomendado é encontrar palavras-chave estratégias: com bom volume de busca, mas baixa concorrência. Você teria que encontrar justamente aquilo que seus concorrentes estão deixando passar, entendeu?

No caso dos anúncios, o ideal é que tenham um baixo CPC. Mas é importante frisar que aqueles que ficam no topo dos resultados das pesquisas têm um CPC mais alto.

Bom, é bem possível que agora você esteja se perguntando como fazer essa pesquisa de palavras-chave. A boa notícia é que existem várias ferramentas que fornecem dados simples e podem ajudar nessa tarefa.

Ferramentas para busca de palavras-chave

Google Ads
O Google Ads é uma das mais famosas quando o assunto é palavra-chave. Por meio do “Planejador de palavras-chave” é possível pesquisar palavras ou frases relacionadas aos produtos e serviços do seu nicho de mercado. Ou seja, a ferramenta de pesquisa ajuda a encontrar aquelas mais relevantes para sua empresa.

Com ela também é possível identificar (e bloquear) as chamadas palavras-chave negativas: aquelas que estão levando um público irrelevante para o seu site e não são interessantes para o seu negócio.

Google Trends
Essa ferramenta gratuita possibilita saber o volume de busca e tendência das palavras-chave, o que facilita fazer comparações.

SEMRush
Apesar de ter uma versão gratuita, as principais funcionalidades estão na versão paga. Nele é possível ter acesso a relatórios com informações bem completas sobre as palavras-chave: dificuldade de ranqueamento, volume de busca, tendência, CPC...

Ubersuggest
Uma ferramenta gratuita para gerar diversas ideias de palavras-chave a partir de uma palavra que você digitou. Ela faz a separação por perguntas, preposições e comparações. A má notícia é que há um limite de busca diário.

Palavras-chave e SEO

OK, agora você já sabe como fazer pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu negócio. Mas não pense que basta colocar uma palavra atrás da outra no texto do seu post para ter efeito e estar entre os primeiros colocados no Google.
Não é tão simples assim. Você também precisará apostar em estratégias de SEO, que é a otimização do seu site ou blog para que ele fique bem posicionado.
A verdade é que ninguém sabe como funcionam exatamente os algoritmos do Google — e eles sofrem mudança constantemente —, mas algumas estratégias já foram divulgadas para evitar punições e contribuir no ranqueamento.
Confira algumas delas referentes às palavras-chave e onde você deve usá-las:

  • Nos títulos dos textos;
  • Nos subtítulos dos textos, as chamadas H1, H2, H3 e assim por diante (usar principalmente na H1);
  • No primeiro parágrafo do texto;
  • No último parágrafo do texto;
  • No nome das imagens publicadas;
  • Na meta description dos seus textos, aquela descrição pequena que o Google divulga do seu conteúdo;
  • Nas URLs das páginas.
Agora, quando falamos em site, as palavras-chave devem estar no nome das categorias e divisões da home, além dos títulos, cabeçalhos, subtítulos e imagens, bem como nas categorias e landing pages.

Por mais que o SEO abarque outras estratégias como conteúdo, escaneabilidade e originalidade, o uso correto de palavras-chave é essencial para melhorar o ranqueamento do site como um todo e dos conteúdos do blog.

Isso tornará seu negócio mais competitivo, garantirá mais autoridade digital à sua marca e mais resultados. Quer saber mais sobre SEO e estratégias para otimizar sua presença online? Fale com a Atom Digital!
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