Andam dizendo por aí que “quem vê close, não vê corre” — e a expressão cabe perfeitamente às estratégias de marketing digital. 

Quem vê um carrossel nas redes sociais, um banner, uma página de vendas, um post tradicional e uma loja online bem executados talvez não imagine o tanto de trabalho por trás daquilo tudo.

Mas fato é que os processos de marketing digital demandam bastante tempo e criatividade para estratégias assertivas. Isso sem falar em, depois, acompanhar e analisar todas as métricas.

Por isso, contar com ferramentas é imprescindível hoje para qualquer negócio. Soluções em tecnologia de maneira simples e intuitiva vieram para facilitar a rotina de quem faz marketing digital e também abriram margem a todas as empresas que querem prosperar nesse mercado gigantesco de possibilidades.

Há muitas opções no mercado para ajudar nessa missão, mas selecionamos as que consideramos mais robustas e essenciais. Conheça 5 ferramentas básicas para você fazer o marketing digital da sua empresa a partir de agora.

1)   mLabs e/ou Etus

Tanto o mLabs quanto o Etus são plataformas de gestão de redes sociais, ou seja, com elas é possível gerenciar diversas mídias sociais em um mesmo local e ao mesmo tempo: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest e IGTV — este último, somente pelo mLabs.

As ferramentas possibilitam agendar o mesmo conteúdo para diferentes redes sociais, seja posts tradicionais ou em outros formatos, como carrossel, vídeo, GIF, link, etc.

Entre as funcionalidades das plataformas estão:

  • Definir painel no Pinterest;
  • Encurtar links;
  • Inserir localização;
  • Marcar produtos no Instagram Shopping, etc.

Com o mLabs e o Etus também é possível responder a todas as mensagens privadas por Inbox, Direct do Instagram e do Facebook. No mLabs, há a opção de responder via WhatsApp; no Etus, via Directs do Twitter. Outra funcionalidade das plataformas é a geração de relatórios, que são imprescindíveis para a estratégia da marca.

2)   RD Station e/ou Lead Lovers

São duas plataformas de automação muito úteis e, consequentemente, muito usadas no marketing digital. E o motivo é mais que justificável: elas centralizam várias informações e funcionalidades — como diz a Lead Lovers, é “tudo em um”.

Na RD Station e na Lead Lovers é possível visualizar todos os dados de uma conta de uma vez, agendar publicações, analisar palavras-chave e configurar páginas para atrair, conquistar e manter a comunicação com clientes em potencial através do e-mail marketing.

As ferramentas possibilitam criar sequência de e-mails, páginas de vendas, de captura e de obrigado, outras páginas adicionais, blog de postagens e funis de vendas. 

E engana-se quem pensa que é preciso entender minimamente de programação, porque não é. Tudo está integrado de maneira simples e intuitiva.

3)   Canva

Esta é a ferramenta ideal para quem não tem conhecimento em design e deseja fazer artes para redes sociais, elaborar infográficos, apresentações, cards ou banners ou até mesmo produzir conteúdos em materiais gráficos como folders, panfletos e cartões de visita.

A ferramenta é bastante intuitiva e traz templates prontos para alterar somente texto e imagens. Mas quem for mais criativo e quiser se arriscar pode fazer alterações mais acentuadas ao mesclar vários templates, fontes, cores e animações.

Não há segredo para usar o Canva. Quanto mais tempo disponível e familiaridade com a ferramenta, mais original ficará o conteúdo. Na versão paga, é possível ter acesso a mais templates, vetores e imagens.

4)   Nuvem Shop e/ou Loja Integrada

Essas são duas plataformas de e-commerce, as mais utilizadas para lojas virtuais. São soluções bem completas para atender as vendas online. 

Você não precisa de um desenvolvedor web para criar sua loja e tem a opção de escolher diversos temas para personalizar sua página e iniciar suas vendas.

As opções de pagamento são as mais variadas possíveis, bem como de frete. O grande diferencial entre as duas plataformas é que na Loja Integrada é possível fazer um plano gratuito e não há comissão em cima das vendas, o que pode ser bastante interessante para quem está entrando no e-commerce agora.

No entanto, os planos pagos — tanto da Loja Integrada quanto todos os da Nuvem Shop — são os que agregam mais recursos, como sincronizar a loja com marketplaces (Mercado Livre, Facebook, Instagram e Google Shopping).

No plano gratuito da Loja Integrada, por exemplo, o pagamento só acontece via Mercado Pago. Outras opções estão disponíveis a partir dos planos pagos.

5)   Headliner e/ou Kapwing

Aqui temos dois programas gratuitos e fáceis de usar para edição de vídeos.

Headliner é uma ótima opção para criar vídeos curtos para redes sociais com textos (ou não). Ele permite transcrever arquivos de áudio ou criar legendas automaticamente. Dispensa instalação e roda diretamente no navegador, mas exige uma internet razoável. Com ele, é possível adicionar imagens e GIFS ao vídeo. 

Já o Kapwing é um dos mais completos que têm para edição de vídeo, pois permite unir vídeos, cortar, fazer trilha sonora, inserir bordas, colocar emojis e fotos divertidas. Há ainda outros recursos como redimensionamento, espelhamento, colocar o vídeo para trás, incluir legenda e fazer a edição dos aspectos da imagem.

Essas são algumas ferramentas básicas, robustas, úteis e que contribuem — e muito! — para a automação de tarefas, para converter leads e gerar mais assertividade na sua estratégia digital.

Para entender melhor as funcionalidades de cada uma, faça um período de testes e veja quais se encaixam nas necessidades da sua empresa.