Se você tem se informado sobre estratégias de marketing digital para o seu negócio, deve ter se deparado com a recomendação de que as melhores redes sociais para investir são aquelas em que sua persona está. Isso é fato!

Mas ninguém pode negar que o Instagram é praticamente obrigatório para quem quer aumentar engajamento, alavancar vendas e promover seu negócio. A rede social caiu nas graças do público a partir de 2012 e veio para ficar.

Neste artigo, vamos dar 5 dicas para quem tem uma clínica veterinária e quer apostar nas funcionalidades da ferramenta. Mas, antes de mais nada, não se esqueça de construir uma boa apresentação na bio do Instagram.

1) Feed

Esta função do Instagram simboliza a porta de entrada da rede social. Ou seja, é a primeira coisa que o seguidor verá ao entrar no perfil profissional da sua clínica.

Se dizem que a primeira impressão é a que fica, você não vai querer que seja negativa, não é mesmo? Então procure apostar em conteúdos relevantes e originais para seu público, com imagens e vídeos em boa resolução.

Foque em materiais apenas da clínica veterinária — e não da sua vida pessoal — e não seja repetitivo. Esmiúce o espaço, elenque os procedimentos e mostre seus serviços.

Faça uma boa apresentação, que mostre sua dedicação profissional. Dica de ouro: escolha uma paleta de cores e use os filtros para deixar seu feed organizado e harmônico.

2) Stories

É aqui que você terá liberdade para se aproximar dos seguidores e tutores. Como o conteúdo fica disponível para visualização por apenas 24 horas, você pode usar — e abusar — de fotos, textos, vídeos (de até 15 segundos), enquetes, figurinhas e filtros.

Nos stories você pode ter uma linguagem mais dinâmica e menos formal, mas sempre mantendo o profissionalismo. Mostrar os bastidores é sempre interessante. Outra estratégia que tem surtido bastante efeito no engajamento é o uso de caixinhas de perguntas.

Se você ainda estiver começando, saiba que perguntas genéricas inibem os seguidores. Então aposte em temas para as caixinhas e depois responda uma a uma de modo público, ocultando o emissor.

3) Destaques

Em perfis de muito engajamento, é bastante comum que as perguntas se repitam. E também pode acontecer de você publicar conteúdos de extrema relevância que não quer que se percam após as 24h de visualização.

A boa notícia é que você pode salvar esses stories estratégicos e deixá-los disponíveis aos seguidores em um local chamado “Destaques”. Lá você pode deixar fixado como a clínica veterinária faz agendamentos, quais são as principais dúvidas dos tutores, procedimentos realizados, entre outros.

Para salvar como “destaque”, abra o story e clique no coração localizado no canto inferior. Escolha o mesmo layout para todos os destaques e faça a segmentação mais interessante pensando em sua persona.

4) Hashtags

As hashtags não são apenas enfeites para as postagens ou uma forma de situar o leitor sobre o assunto do qual se está falando. As hashtags ajudam — e muito! — a expandir o alcance do conteúdo. Como assim?

Vamos supor uma pessoa que não conhece a sua clínica veterinária, tampouco os serviços que ela oferece. Interessada em tudo o que ronda os animais de estimação, essa pessoa faz uma busca no Instagram: #cachorrosemcampinas. Pronto, se você fez uma postagem com essa hashtag, esse usuário terá acesso ao seu conteúdo.

A dica é para usar apenas tags que têm relação com o universo da clínica, pensando nas palavras-chave mais relevantes. Apenas tome cuidado para não deixar a legenda dos posts “poluída” demais.

5) Reels e IGTV

O Reels é uma ferramenta nova desenvolvida para competir com o TikTok. Justamente por isso, seus algoritmos trabalham de forma diferente para que o conteúdo publicado no Reels alcance mais pessoas que um post do feed, por exemplo.

Esse é um motivo mais que suficiente para você usar a ferramenta, que permite criar e publicar vídeos de até 15 segundos nos Stories. Você pode mostrar os bastidores da clínica ou até mesmo trazer conteúdos informativos.

O Reels pode ser usado também para criar teasers entre os episódios do IGTV — outro recurso que vale a pena apostar. Diferentemente do Stories, o IGTV permite disponibilizar vídeos longos. Você pode investir em uma estratégia contínua, como uma série de programas sobre determinado assunto do mercado pet.

Gostou das dicas? Vale lembrar que é importante se atentar para as normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária, como não utilizar fotos de pacientes para demonstrar o sucesso do tratamento ou procedimento e não fazer propaganda enganosa.